-
Arquitetos: iHouse estudio
- Área: 32 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Aldo Lanzi
-
Fabricantes: Cosentino, Aluminions del Uruguay, Bia, FV Griferia, Maguinor Maderas, Manto
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Refúgio MRO está localizado em um terreno na costa do Uruguai, a apenas 800 m da praia, em uma área com abundante vegetação nativa e a apenas 100 km da cidade de Montevidéu.
O desejo da cliente era um abrigo para finais de semana. Um lugar onde seria possível fugir da correria da cidade e se conectar com a natureza e consigo mesmo.
A estratégia projetual surge da ideia de uma casa compacta, tendo como ponto de partida módulos de 8m2 que articulam os espaços internos, os quais se prolongam para o exterior, conseguindo amplitude e ligação constante com o jardim.
A casa apresenta-se como um bloco totalmente fechado, introvertido, para depois ser aberta ao exterior através de painéis móveis, dotando os espaços de flexibilidade, alterando a imagem da casa com movimentos simples, proporcionando segurança e privacidade, controlando as vistas de forma eficiente através do equilíbrio entre dentro e fora.
Os 32m2 são aproveitados ao máximo, conseguindo incorporar ao projeto as necessidades básicas da cliente. Quarto, banheiro, cozinha e sala de jantar. Estes 32m2 são a metragem mínima edificável de acordo com a regulamentação local, que foi o ponto de partida para dividir estes módulos de 8m2, onde cada um deles tem um uso específico, abrigando um programa base que complementa, mas ao mesmo tempo entra em tensão com os outros, formando o todo da casa. A planta baixa foi trabalhada nos mínimos detalhes para poder incorporar as demandas da vida contemporânea e também possibilitar seu funcionamento sem interferências.
O bloco fechado sobre si mesmo, geometricamente simples, dá um resultado harmonioso entre a arquitetura e a paisagem envolvente, posicionando-se eficientemente no terreno tirando partido das suas características.